Categories
Blog

O que um chatbot faz no WhatsApp?

19 APR. 2023
La imagen no se ha cargado correctamente

O que um chatbot faz no WhatsApp?

Se há um aplicativo em nosso celular que usamos várias vezes ao dia, além das conhecidas redes sociais, é o WhatsApp. Ele surgiu como o canal perfeito para nos comunicarmos com nossos amigos e familiares, mas também com nossos clientes. Você ainda não experimentou em sua empresa?

Ao criar um chatbot no WhatsApp você será capaz de estabelecer contato direto com seus clientes de uma maneira muito prática e fácil. Seu funcionamento é muito simples, portanto, se você ainda não o implementou, não deixe de tentar. De indigitall queremos lhe dar hoje todos os detalhes para que você possa dar o passo com mais facilidade.


Características dos bots

Antes de tudo, falaremos brevemente sobre os bots e seu enorme potencial como ferramenta de marketing. Os bots se caracterizam pelo fato de serem softwares que têm a capacidade de simular que são pessoas, para que possam interagir com os usuários quando eles fazem uma consulta.

Para que propósito? Através de seus algoritmos, o objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência amigável que, no final, leva a uma compra. E isto se faz seguindo estas premissas:

  • Palavras-chave: se você se pergunta como um programa de computador é capaz de interpretar as dúvidas de um usuário, a resposta é simples, ele o faz através de palavras-chave! Estas são definidas com antecedência e servem para determinar qual deve ser a resposta ideal, também predefinida, em cada circunstância.

  • Linguagem direta e adaptada: não estamos falando apenas de um tom amigável, que gera confiança nos usuários, mas também de uma linguagem capaz de se adaptar à linguagem utilizada pelo usuário ou àquela que o usuário espera receber de nossa empresa.

  • Inteligência Artificial: esta é a base de como funciona o WhatsApp chatbots, a engenharia por trás desta tecnologia, que está em constante evolução e aprimoramento.

 

Como implementar um chatbot no WhatsApp?

As opções para sua criação são infinitas, mas temos que lhe dizer que a maneira de fazê-lo dependerá, em grande medida, do tamanho da empresa. Não será a mesma coisa para um freelancer que para uma PME ou uma grande empresa.

Aqui estão as diferenças:

– Autônomos ou pequenas empresas: eles geralmente preferem simples chatbots que lhes permitem carregar seu catálogo e responder perguntas freqüentes.

– Empresas de médio porte: o que elas procuram é principalmente poder integrar seu CRM com o programa. Em muitos casos, eles procuram até mesmo um design personalizado.

– Grandes empresas: neste caso, é praticamente essencial realizar desenvolvimentos personalizados, a menos que a criação de um chatbot seja voltada para uso interno ou para um objetivo específico.

Qualquer que seja o tamanho de sua empresa, você pode contar com indigitall para implementar a solução que o ajudará a melhorar a comunicação com seus clientes.

Seu uso lhe proporcionará os melhores resultados, que você poderá consultar em um painel de controle semanal. Em resumo, ele lhe permitirá aproveitar todos os benefícios da inteligência artificial para aumentar sua rentabilidade.

Temas relacionados: Chatbot Whatsapp Business API