Categories
Blog

Alguns usos do WhatsApp Business que você vai querer experimentar em sua empresa

12 APR. 2023
La imagen no se ha cargado correctamente

Alguns usos do WhatsApp Business que você vai querer experimentar em sua empresa

A ferramenta WhatsApp Business está se tornando cada vez mais difundida entre as empresas que têm visto o benefício de se comunicar com seus clientes neste canal amplamente utilizado. Ela é gratuita, fácil de usar e permite que você tenha uma comunicação direta com seus clientes, perfeita para pequenas empresas. Se sua empresa tem um departamento de atendimento ao cliente ou se você precisa unificar e profissionalizar este serviço, o WhatsApp Business API é uma oportunidade única para posicionar seu negócio ou serviço.

 

MAS QUAL É A DIFERENÇA ENTRE USAR O WHATSAPP BUSINESS E O WHATSAPP BUSINESS API?


A WhatsApp Business API foi desenvolvida tendo em mente empresas maiores, que precisam de uma solução integrada para se comunicar com seus clientes em todo o mundo de forma mais automatizada, mas ao mesmo tempo personalizada.

Algumas das razões pelas quais você deve considerar o uso deste canal para a comunicação oficial de seu negócio com seus clientes são as seguintes:

Alto percentual de visualização, já que o CTR é muito alto.
É um canal que está muito próximo do cliente, portanto, ele o ajudará tanto em termos de conversões quanto de eficiência.
Seu uso é muito difundido, pois é muito fácil de usar.
Neste artigo vamos ver soluções que estão à sua disposição no WhatsApp Business e são úteis para todos os tipos de empresas, bem como opções disponíveis apenas com o WhatsApp Business API que são destinadas a médias e grandes empresas. Dependendo de quais são seus objetivos, você precisará de um ou outro tipo de solução, pois o canal é o mesmo, mas a ferramenta é muito diferente.

 

WHATSAPP BUSINESS


1. PERFIL DO NEGÓCIO:
Crie um perfil profissional com endereço, horário de funcionamento, descrição, e-mail e seu website. Aqui você também deve criar sua mensagem de boas-vindas, a mensagem automática “fora de horas” e quaisquer outras respostas rápidas que você queira acrescentar. Você pode fazer isso gratuitamente a partir do WhatsApp Business.

 

2. UTILIZAR UM CÓDIGO QR
Para acessar o WhatsApp e iniciar a conversa você pode usar um código QR, algo que já está sendo feito muito no setor de hospitalidade para facilitar as informações do menu para os clientes a partir de seus dispositivos e assim evitar que várias pessoas usem o mesmo menu físico. Obtenha o código QR para seu WhatsApp Business, seguindo estas instruções.

 

3. INFORME-SE SOBRE SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS:
Você pode criar coleções com seus produtos/serviços e compartilhá-las via chat quando um cliente tiver iniciado uma conversa. Cada produto tem seu nome, descrição, código, imagem, preço e link para a página correspondente no site. Estas coleções podem ser criadas gratuitamente no WhatsApp Business.

Abaixo está um exemplo de acesso WhatsApp Business com um código QR e compartilhamento de um catálogo de produtos com o cliente.
Um dos próximos passos óbvios para o WhatsApp Business é que as compras podem ser feitas diretamente do aplicativo, com mensagens de confirmação e links de rastreamento auto-gerados quando a compra é feita. Aqui está um exemplo de como será quando esta opção estiver disponível.

 

4. PUBLICIDADE NO FACEBOOK/INSTAGRAMA:
Finalmente, se o WhatsApp funciona muito bem para seu negócio, você pode querer usá-lo como um CTA (call to action) em sua publicidade no Facebook e Instagram, assim como em sua página de negócios no Facebook. Isto lhe permitirá segmentar seu público com base nos diferentes produtos/serviços que você deseja oferecer, bem como outras informações relativas a sorteios ou promoções que você está realizando nestas redes sociais.

 

 

API DE NEGÓCIOS WHATSAPP


1. ATENDIMENTO AO CLIENTE:

Como já vimos, você pode usar o WhatsApp Business para seus clientes se comunicarem com sua empresa, compartilhando arquivos, soluções para incidentes, etc.

Para médias e grandes empresas, a API também lhe permite integrar o WhatsApp Business ao seu CRM para que várias pessoas possam atender aos clientes ao mesmo tempo e compartilhar as informações exigidas por cada cliente.

Além disso, você pode automatizar algumas respostas usando chatbots, para ser mais eficiente com o tempo gasto pelos agentes e criar um funil através do qual o cliente se movimenta com a ajuda do bot. Na indigitall oferecemos um bot inteligente para dar respostas automáticas aos clientes sem perder a personalização. Também graças ao desenvolvimento do indigitall você criará um histórico para cada um de seus contatos, isto lhe permitirá conhecer melhor seus usuários e, por sua vez, melhorar e adaptar o produto a seus consumidores.

Como você pode ver, trata-se de uma aplicação que oferece numerosas oportunidades de negócios. As empresas podem se comunicar com seus clientes de forma rápida e eficiente. Em um momento como o atual, este é um ponto de venda que lhe trará uma infinidade de vantagens:

  • Conversas instantâneas com os clientes.
  • Configuração de chatbots para responder às perguntas mais freqüentes.
  • Presença em um aplicativo amplamente utilizado, aumentando a taxa de abertura de mensagens.
  • Comunicação mais amigável com seus clientes.


2. LISTAS DE CORREIO:

Ao criar uma lista de difusão, você poderá enviar mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. Quando você envia uma mensagem em uma lista de difusão, os contatos que compõem a lista receberão a mensagem como se fosse uma mensagem individual do WhatsApp. Estes contatos devem ter dado seu consentimento prévio antes que você possa enviar-lhes informações promocionais. Existem ferramentas que lhe permitem integrar sua lista de contatos atual com a WhatsApp Business para envio em massa para suas bases de dados, algumas delas são WhatsON, WhatsMarketing ou Flock Send.

 

3. NOTIFICAÇÕES:

O WhatsApp Business API também permite que você automatize as notificações para chegar a seus clientes no momento certo através deste canal. Este é um recurso particularmente atraente para os setores de turismo, mídia e bancos, entre outros, que exigem o envio de notificações freqüentes e personalizadas. É importante para o envio de notificações que os usuários tenham dado seu consentimento prévio.

Com relação ao consentimento das notificações, aqui estão algumas dicas:

  • Indicar claramente os tipos de mensagens que uma pessoa consente em receber (por exemplo, atualizações de entrega).
  • Evite o envio de mensagens com muita freqüência.
  • Forneça instruções para que os clientes cancelem sua inscrição e respeitem seu pedido.
  • Monitorar a classificação de qualidade, especialmente ao implementar novos métodos de consentimento.


Se você gostaria de receber mais informações sobre a WhatsApp Business API e como sua empresa poderia se beneficiar desta tecnologia, entre em contato conosco através da WhatsApp ou visite este link.

 

Temas relacionados: Whatsapp Business API